O hemograma é um exame que analisa quantitativa e qualitativamente os elementos das células sanguíneas( glóbulos brancos, vermelhos, plaquetas e etc), podendo identificar várias doenças como anemias, leucemia, alergias, infecções entre outras. Apesar de serem em geral inespecíficas, são muitas as informações que o hemograma fornece, sendo um importante subsídio para muitos diagnósticos médicos.
Por sua fácil execução e grande utilidade, o hemograma é o exame mais solicitado pelos médicos. Sua execução não exige prévio jejum e basta uma coleta de sangue. Não há contraindicações para realização desse exame, porém o uso de medicamento deve ser informado ao laboratório e deve-se evitar o consumo de bebida alcoólica nas 48 horas anteriores para não afetar os resultados.
A interpretação dos resultados deve ser feita por um profissional da saúde capacitado e considerando valores de referência que podem variar de acordo com a idade do paciente.
Algumas informações podem parecer claras ao paciente ao ver o resultado do hemograma como a quantidade de glóbulos vermelhos abaixo da referência que pode indicar anemia ou a quantidade de glóbulos brancos acima da referência que indica uma infecção. Mas o diagnóstico específico e seu tratamento só poderão ser dados pelo médico do paciente, que saberá interpretar todos os sintomas envolvidos.
Os médicos costumam solicitar a realização desse exame periodicamente, o que permite um acompanhamento da evolução da saúde do paciente, sendo uma importante ferramenta para se alcançar uma vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *